Pesquisar neste blog

17 de set. de 2012

Como recuperar Arquivos perdidos de NF-e


  Recuperar Arquivos perdidos de NF-e

Se sua empresa perdeu algum arquivo XML da NF-e corre diversos riscos, poderá ser multada/penalizada, aumentar o tempo e o rigor na fiscalização, além de sua empresa perder controles administrativos e comerciais que são muito úteis quando utilizados corretamente.
Por isso descrevemos aqui dicas para que sua empresa recupere as NF-es perdidas e tome atitudes que evitarão que isso ocorra novamente.

1º Passo: Evitar Novas Perdas
Para evitar a perda de suas NF-es é importante criar uma estrutura e uma rotina de armazenamento e backup, tanto para as NF-es emitidas como para as recebidas.
A Estrutura Ideal: 02 servidores, com sistema operacional e softwares de segurança, tais como firewall, antivírus, bancos de dados e um bom software de ECM (Gestor de Conteúdo) ou de GED (Gestor de Documentos), instalados em salas com endereços diferentes, melhor se forem cidades distantes entre si, ambas com ar condicionado, geradores de energia, instalações de rede com alta velocidade e disponibilidade, e talvez o mais importante, uma equipe de TI com profissionais alocados em cada um dos endereços, com conhecimento e experiência para fazer tudo funcionar corretamente.
Não é para menos que empresas médias e de pequeno porte não estão conseguindo proteger suas NF-es, o investimento para ter esta estrutura é muito alto.
Foi pensando nisso que o Grupo Evidencia desenvolveu um emissor de NF-e (e-nf55) que armazena as notas emitidas e recebidas automaticamente em um sistema de armazenamento profissional, melhor até que o descrito acima. O sistema de armazenamento é transparente para os usuários, as notas ficam armazenadas de forma segura e disponíveis para consulta a qualquer momento, com recursos completos de pesquisa e filtragem.
O Sistema trabalha online e está disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana.
O arquivo enviado para o sistema ficará armazenado, protegido e a sua disposição por 06 anos, atendendo assim todo o prazo obrigatório (05 anos mais o ano corrente).
Além disso o sistema faz automaticamente a verificação das NF-es recebidas por sua empresa para identificar se o arquivo está com o layout correto e se a NF-e foi autorizada e validada na SEFAZ do Estado de sua origem.

2º Passo: RECUPERAR AS NF-ES PERDIDAS
Apenas o Emissor, o Receptor e a transportadora citados na NF-e poderão recuperar o arquivo digital, devendo se identificar através de certificados digitais, ou seja, se a NF-e que deseja recuperar é de sua empresa você deverá apresentar um e-CNPJ, se for de uma pessoa física, deverá apresentar um e-CPF.
Além disso você deverá ter em mãos a Chave de Acesso da NF-e que deseja recuperar.
Com o Certificado e com a Chave de Acesso em mãos você deverá acessar o Portal da NF-e e selecionar “Consultar NF-e Completa”.
Lá você deverá preencher o espaço para a chave de acesso e o campo com o código de imagem que aparecerá na tela.
Após o portal apresentar os dados completos da NF-e você verá na parte inferior da tela um botão que lhe permitirá baixar o arquivo da NF-e para o seu computador.
Ao clicar neste botão será solicitado o Certificado Digital.
Após verificar a correspondência entre o Certificado apresentado e a NF-e o sistema iniciará o download do arquivo.

Obs.01: O Portal da NF-e só disponibiliza NF-e 2.0.
Obs.02: Notas Fiscais Eletrônicas emitidas a mais que 06 meses podem não estar mais disponíveis.

Fonte: http://www.evidenciagrupo.com.br/noticia/904 NF-e

Nenhum comentário:

Postar um comentário