Pesquisar neste blog

6 de out. de 2012

Sped Fiscal: o que é e como funciona?



Sped Fiscal é o nome dado ao processo de escrituração digital da Receita Federal chamado internamente de EFD (Escrituração Fiscal Digital). Com ele, a Receita Federal e os órgãos fazendários estaduais receberão dos contribuintes todas as informações que precisam sobre a apuração de ICMS e IPI.

A Escrituração Digital funciona da seguinte forma: a empresa deverá enviar mensalmente um arquivo digital contendo toda a escrituração de documentos fiscais e outras informações de interesse dos fiscos estaduais e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, além de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte.

Carta de Correção Eletrônica – Novas diretrizes. Clique aqui.




A responsabilidade pela geração do arquivo é do contribuinte. Para fazer isso, ele deverá extrair as informações a partir de seu sistema de gestão e depois submetê-las (normalmente usando um arquivo em formato TXT) a um processo de importação e validação para o PVA (Programa Validador e Assinador), que é um programa fornecido pela Receita Federal. Entretanto, antes de baixá-lo é preciso instalar a máquina virtual do Java, para que ele possa ser executado.

Para importar basta executar o PVA, clicar no menu “Escrituração Fiscal”, apertar a opção “Nova”, no submenu escolher o item “Importar” e na próxima tela deve ser selecionado o arquivo com os dados da escrituração. Como algumas empresas não dispõem de sistemas internos e precisam fazer a declaração, é possível também inclui-la manualmente no PVA, embora esse seja um processo pouco recomendado e bastante demorado.


Agora os dados já podem ser visualizados dentro do próprio PVA. O programa é bastante completo e permite digitar mais informações, fazer alterações, excluir escriturações, pesquisar registros, emitir relatórios, validar os dados, assinar digitalmente a EFD, fazer a transmissão do arquivo e gerar cópia de segurança.


Após importar ou digitar manualmente, fazer todos os ajustes na declaração e validá-la no PVA, o próximo passo será assinar digitalmente para enviá-lo à Receita. Isso deve ser feito por meio de um certificado digital (e-CNPJ), do tipo A1 ou A3, emitido por uma autoridade certificadora credenciada pela infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O documento será solicitado pelo programa na hora de fazer a assinatura. Por fim, a declaração deverá ser transmitida para a Receita e a plataforma só permite fazer isso depois de assinar digitalmente. Lembre-se que depois de importar o arquivo para o PVA ou cadastrar os dados manualmente, todo o resto do processo é igual.


Extraído:  Tech Tudo.

SAIBA MAIS.
Sabe em quais hipóteses é possível emitir Carta de Correção? Clique aqui.

BLOG DO FATURISTA | www.faturista.blogspot.com.br
Recebas nossas atualizações no Facebook, clique aqui
Editado por Carlos Alberto Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário